Demo

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Câncer de Tireoide e Gravidez

Thyroid Cancer and Pregnancy

Com referencia aos dois casos de câncer de tireoide e gravidez previamente citados acrescentamos :

Estimativas mostram que uma em mil gestantes podem apresentar carcinoma de tireoide (Moosa M, Mazzaferri EL. 1997). Atualmente, devido ao maior cuidado médico oferecido durante a gravidez, é comum a avaliação da glândula tireoide, tanto a pesquisa de nódulos tireoidianos através de ultrassonografia, quanto da função hormonal com exames de sangue.

Quando é detectado o nódulo na tireoide é importante a realização de um exame chamado punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para identificarmos citologia sugestiva de benignidade ou malignidade. A decisão sobre a realização do tratamento cirúrgico durante a gravidez, principalmente no segundo trimestre da gestação deve ser avaliada pela equipe médica caso a caso.

Dra Erica Erina Fukuyama
Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto de Câncer Dr Arnaldo

 

Câncer de Tireóide e Gravidez

Thyroid Cancer and Pregnancy

Nos últimos dois meses (fevereiro e março de 2017) foram submetidas a tratamento cirúrgico duas pacientes portadoras de carcinoma pipilífero de tireoide com Metástases Linfonodal.

Uma delas com metástase em nível IV direito necessitando de esvaziamento radical modificado, shaving do nervo laríngeo recorrente esquerdo e ressecção do nervo a direita devido invasão tumoral.

Interessante ressaltar que ambas tinham idade inferior a 30 anos e foram diagnosticadas no período gestacional.

1º Caso: 25 anos, feminino puérpera de 3 meses, com linfonodo metastático em compartimento central do pescoço. Necessidade de traqueostomia;

2º Caso: 29 anos, feminino. Grávida com tumoração de 6 cm em tireoide e metástase para compartimento lateral do pescoço.

Em breve estaremos publicando mais detalhes sobre câncer de tireóide e gravidez e a evolução clínica dos dois casos citados

Equipe

Prof. Dr. José Francisco de Góis Filho - Chefe do serviço
Dr. Paulo Jorge Valentim
Dr. Rafael de Cicco
Dra. Érica Erina Fukuyama

REDES SOCIAIS

fb   yt